[GTER] Referências sobre a Vogel Telecom

Kurt Kraut listas at kurtkraut.net
Thu Apr 7 12:23:01 -03 2016

Aloha Marcelo Gondim,

Eu vou me poupar de adjetivações e vou dar os fatos de forma objetiva para
que você e os colegas façam juízo de valor das coisas que testemunhei com
um cliente (e sofri junto com ele):

1) Não entregaram a banda contratada.

2) Atrasaram no agendamento de ativação algo em torno de 6h (não lembro o
tempo certo, o suficiente para ir em outra cidade, tomar banho, jantar e
voltar).

3) O técnico que veio para ativar o link não sabia que olhar para o laser
da fibra danifica a visão. Em cada trecho, DIO etc. ele fechava a fibra com
a palma da mão e a mirava para o olho nu tentando perceber o laser.

4) A porta que o NOC deles mandou conectar no switch deles já estava
ocupada por outro cliente. Lá ficamos eu, meu cliente e o técnico de molho
por mais horas até o Sol raiar.

5) O técnico não trouxe uma interface SFP para ligar no switch. Meu cliente
não tinha interface. Tive que ceder uma do meu estoque e depois do
cancelamento (antes do término da vigência, diga-se de passagem), perderam
minha SFP que emprestei a esta operadora.

6) Eles possuem múltiplos ASes e o que atendia meu cliente tinha apenas 2
upstreams. Visivelmente um concentrava toda a banda e o outro tinha 5
prepends, era para ser usado só como backup. Mas quando o upstream
principal caia (e não eram poucas vezes por mês), eles ainda mantinham os
prepends no upstream secundário. Como resultado, todos os downstream
costumers do meu cliente por perceberem o ASPATH muito maor, deixavam de
enviar tráfego para meu cliente, preferindo outras operadoras. Muita gente
mais inexperiente interpretava isso como downtime. Então o NOC explodia de
chamado. Ao acionar a Vogel, mal entendiam o problema.

7) Pelo que senti apenas um ou dois funcionários manipulam BGP lá. Se eles
não estiverem na empresa e você precisar de algo, espere sentado.

8) Em menos de 6 meses a conta foi atendida por uns 4 gerente de contas,
altíssima rotatividade na empresa.

9) E-mails enviados para o suposto sistema de chamados deles eram
usualmente ignorados.

10) Por telefone, a não ser que o link estivesse com a interface down, se
recusavam ou resistiam a abrir protocolo. Faziam de tudo para tentar
resolver 'na amizade', pedindo para você esperar o problema passar. Ou
alegando que já existem outros clientes com chamado aberto para o mesmo
problema, logo, você não precisa abrir um. Dá para acreditar?

11) Muitas manutenções de emergência (geralmente de madrugada) mas com
downtime total. Me parece que são pegos de surpresa fazendo coisa que
julgam que é pequena mas derruba o backbone todo.

E a lista segue. De memória é o que consigo lembrar. Sei que qualquer um
aqui que passasse por 1 desses problemas já ficaria com palpitação e
angina, que dirá esse combo de 11. Quando vejo carro na rua com o logo
deles, eu troco de calçada.

Atenciosamente,

Kurt Kraut