[GTER] Redes wireless para provimento completamente inviáveis!

Felipe Trevisan fetrevisan at gmail.com
Sat Sep 12 02:44:44 -03 2015

A tecnologia mais "mequetrefe" em P2P parte de 100 Mbps, simétrico.
Quebrar nós em rede HFC é uma tortura.
O tecnico ativa 8, e desativa 3, porque insere perda na rede, mexe onde não
deve, e o cliente do fim da linha perde sinal. Ficam 3 dias entre visitas
de equipe externa e interna para identificar o problema.

Não entendo como alguém pode pensar em construir uma rede nova:

1- Pensando em já vender para um único comprador. Melhor enrolar a corda no
pescoço e dar a outra ponta para NET logo de uma vez. Vai ser uma morte
mais rápida e menos dolorida.
2- Com velocidade já ultrapassada. Nao adianta dizer que na sua região não
tem competição da Vivo. Lá tem cliente que queria ter Vivo de 100 Mb para
contratar e só vai contratar o de 19 Mbps se não tiver outra opção.
3- Obvio que, na pratica, a velocidade máxima não é de 19 Mbps, pode ser
vendida velocidades maiores. Mas sempre com risco e contando com
oversubscription agressivo.
4- Ela não é, nem nunca vai ser nem perto de simétrica.
5- O Coaxial já pena para conseguir transportar todos os canais SD, HD,
Full HD que são obrigatórios. Reservar frequência para os dados é uma
ciência e também uma arte.

E nao sei se as programadoras vao deixar voce passar a programacao delas em
redes analogicas sem protecao. Manter sinal analogico e digital na mesma
rede é uma dor de cabeça enorme, além de consumir capacidade do coaxial.

;-)

abs,