[GTER] BGP Redundante

Rafael Possamai rafael at gav.ufsc.br
Thu May 14 12:34:25 -03 2015

Se entendi corretamente, voce tem que se inscrever como um sistema
 autonomo (AS) e ter seu proprio bloco,  ai voce conseguira fechar BGP com
Embratel e Telebras. A redundancia do equipamento voce trabalha em conjunto
com BGP, pois estes sao independentes (um eh protocolo de roteamento, outro
eh probabilidade de falha de hardware).

O jeito menos complicado seria utilizar DNS com TTL bem baixo, e monitorar
seus dois /30, ai voce colocaria um link como ATIVO e outro em STANDBY. Se
quiser usar os dois ao mesmo tempo voce pode aplicar VRF no seu roteador
caso suporte, mandando trafego web por um link e email por outro, como
exemplo. O unico detalhe sendo que se um link cair, voce tem que assim que
possivel (automaticamente) atualizar o DNS dos seus servicos pro IP que
ainda esta ativo. Isso soh funciona bem se tiver TTL baixo, e mesmo assim
pode ter problemas com gente que usa cache absurdo de DNS.