[GTER] Duvida elementar sobre PPPoE

Lista lista.gter at gmail.com
Fri Mar 27 11:10:13 -03 2015

>Ninguém aqui sugeriu fazer rede sem planejamento e sem filtros de
>segurança. O detalhe é que ambos são necessários tanto com DHCP quanto com
>PPPoE, ao contrário de lenda urbana que se diz do PPPoE não precisar
>disso...

>De novo a questão de central x local, que pode ser feita com DHCP ou com
>PPPoE.

Concordo que essa não foi a sugestão, mas o que mais vemos é muitas redes
com dhcp ativado e pouca segurança, e com certeza independente da rede, por
mais simples e pequena que seja, deve se haver um planejamento.
Entretanto ainda temos muitas CPE's que infelizmente também não aceitam
que a mascara do dhcp seja utilizada como /32, e ae já viu a zica, onde
muita gente acaba usando subnet /20, /21 até mesmo /19, ou seja, será que
isso não é desperdiçar recursos também?

Acho sim, se quer partir para dhcp, perfeito, teste muito bem os
equipamentos e planeje, planeje e planeje, porque isso tira muitas noites
de sono de um adm de rede, visto por falta de planejamento ou não, e
detalhe, quando se falamos de virus for windows, já viu a me"!@## que dá
quando ele contamina um cliente de uma rede pelo menor que seja a mesma.

> solução, já o inverso do pppoe.
> Não vou citar o nome, mas já vi caso de empresas grande usarem o padrão
> dhcp e sinceramente dá para fazer uma rede(lan) entre você e seu vizinho,
> isso sim seria oneroso.
>

>Rede de telecom precisa de isolamento quer com DHCP quer com PPPoE. Eu
>também já vi muita gente com PPPoE que acabava permitindo redes
>descontroladas entre assinantes...

Concordo com vc.

>Custo na agregação. Um mesmo equipamento que aguenta 200 assinantes PPPoE,
>aguenta 500 com DHCP.

Não tenhamos duvidas disso, nem sou louco de lhe dizer ao contrario, porém
acho que cada caso é um caso, e visto tais coisa que mencionei acima, ainda
assim aposto no pppoe, visto a tranquilidade que o mesmo me proporciona.

Então vejamos, dhcp qualquer problema de interferência, se tratando de rede
wireless, perderá pacotes e só cairá a conexão caso o problema seja muito
grave, ao inverso do pppoe, que qualquer sinal de perda de pacotes já
gritará para você(no caso o cliente), enfim, partindo desse ponto de vista,
além do pppoe te custar um pouco mais por conta da limitação de clientes
conectado no PE, o mesmo irá lhe ocasionar tranquilidade, por que cada vez
mais a sua rede ficará estável, principalmente em pontos que você possa
achar que está tudo ok.