[GTER] RES: Aumento de Energia para DataCenter

Felipe Rossi feliprossi at gmail.com
Fri Mar 13 17:47:44 -03 2015

boa tarde Pessoal,

Acompanhei todas as interações deste tópico da lista e quero deixar minha
contribuição e caso alguém precise de auxilio em algum projeto
pode contar conosco.

Bom, para inicio de conversa, passamos 2 anos fazendo estudos de eficiência
energética, estudos de energia em data center, sistemas de resfriamento,
corredor quente/frio, insulamento superior inferior, inroll e tudo que
vocês puderem imaginar.

O resultado disso foi o seguinte cenário.

Adquirimos uma solução com uma capacidade térmica grande, mas muito grande
em relação a media de mercado, em estudos e benchmarks que realizamos a
media de carga térmica por rack em grandes data centers brasileiros chega a
6 kw com picos de 8 kw. Então com isso inicia-se toda aquela conta para
calcular quanto uma sala com X racks irá precisar em TR de refrigeração etc
etc.

Ok, tendo em vista outro ponto muito importante dentro dos nossos estudos,
verificamos que ano a ano o nível de consolidação vem aumentando em uma
proporção gigante e com a virtualização, isso é exponencial em alguns
cenários. Pois bem, a solução adquirida nos entrega incríveis 30 KW de
carga térmica por Rack, pode ser que vão achar loucura, mas imaginem o
seguinte cenário, primeiro garantia de investimento, com o nível de
consolidação aumentando a cada ano, logo, vou conseguir colocar uma qtde
maior de servidores em um rack, logo eu vou precisar de mais refrigeração
para esse ambiente, logo o Sistema de Ar de Precisão adquirido precisa-ra
ser trocado e todos sabemos que o custo não é baixo, logo a garantia do
investimento caiu por terra.

Bmm, mas como conseguimos chegar aos 30Kw de carga térmica por Rack, vamos
la, optamos por trabalhar com uma solução de Data Center de 3a Geração, CDC
"Container Data Center", Racks em sistema de enclausuramento, sistema de
refrigeração com 2 Chillers TANDEM, tanque de termo acumulação de 10 mil
litros.

O grande pulo do gato, inicialmente nossa carga térmica total atual chega
perto dos 15Kw, estamos utilizando no máximo 2 Racks do ambiente. Para se
ter ideia, o nosso sistema de resfriamento resfria os 10 mil litros de agua
do tanque de termo acumulação de 28Graus Celsius a  5Graus Celsius em
70Minutos. Com esta carga térmica de 15Kw o chiller irá ligar novamente
após 10Hrs, durante 5 min para deixar a agua novamente a 5 Graus Celsius,
nesse período eu tenho o consumo somente das bombas hidráulicas para
circulação da agua no sistema, o que isso me gera de economia gigante.

Conta simples, pra mim ter um sistema capaz de refrigerar toda essa carga
térmica total estamos falando de alguns centenas de TRs e condensadoras de
precisão, que durante todo o período das 10Hrs ficarão funcionando para
manter o ambiente refrigerado, com isso tem-se o custo de energia elevado
em alguns dinheiros, mais o investimento inicial.

Outro ponto muito importante foi o sistema de Racks enclausurados, onde
caso queiram posso enviar o projeto. Nesse sistema o fica enclausurado
dentro do Rack não havendo o sistema corredor quente/frio, onde sabemos que
há uma perda substancial de energia.

Resumo, tivemos uma economia de 85% de energia, e 95% de eficiência
energética, um exemplo, iremos conseguir colocar 4 Blades DELL com 32
Laminas Cada em um Rack de 52U, tendo um total de 128 Servers, e ainda com
lastro de carga térmica por Rack, caso os fornecedores diminuam ainda mais
o tamanho dos servidores e aumento a consolidação dos equipamentos.

Por final, iniciamos o processo para alimentar uma parte do Data Center com
energia solar, o que irá diminuir ainda mais os custos com energia.

Nossa solução total, Capacidade de Refrigeração 150TR, 6 Racks com
capacidade de carga térmica de 30 Kw cada.

Fiz um resumo geral da nossa experiência, que esta sendo muito
satisfatório, tendo em vista que nesse momento e momentos futuros o brasil
tem problemas sérios de energia elétrica.

Caso precisem de mais informações fiquem a vontade para nos questionar.

Att