[GTER] DDoS - Protecao para fornecedores de Transito IP

Diego Canton de Brito diegocdeb at hotmail.com
Wed Jun 24 22:23:53 -03 2015

Boa noite pessoal,
Tivemos atualmente vários ataques DDoS volumétricos, seja amplificação ou ataques UDP em portas nada haver como 80; Assim gostaria de avaliar quais possíveis soluções poderíamos adotar para ajudar a mitigar esses ataques.
Agora o que temos no cenário.
1) Trabalho em um AS que provê trânsito IP para outros provedores menores da região e links dedicados. 2) Tivemos ataques a IPs de clientes diretos que podíamos colocar em BH sem representar muitos problemas. Aqui o BH serviu bem a seu propósito.3) Tivemos recentemente ataques como o citado, porta 80 no protocolo UDP, com 800kpps, o roteador BGP que recebeu o tráfego suportou bem, porém o trafego foi superior a 3Gbps e isso esgotou o que temos de banda nesta borda, o destino era um cliente de trânsito IP, detentor de um datacenter e colocar o IP em BH se mostrou um problema nesse caso. O cliente não quer que o IP fique em BH, mas quer que o trafego seja filtrado por nós, entregue apenas o válido, também afirma que se está esgotando nossa banda temos que exigir do nosso upstream que realize o bloqueio também e assim sucessivamente. Não sei se dou ou não razão ao cliente.
Sob essas circunstâncias, orientei o cliente que o que temos hoje é apenas o BH, que estaria avaliando outras soluções, além de orienta-lo que ao meu conhecimento soluções de proteção DDoS volumétricos são geralmente contratado pelo cliente final, detentor do IP, seriam soluções como as CDNs da Akamai, CloudFlare e outros.
Então estou em busca do que podemos fazer para nos proteger e se possível proteger os clientes, avaliar os custos e assim poder apresentar as possibilidades de solução ao pessoal aqui.
Andei vendo sobre a Arbor, mas não me ficou claro nas apresentações que vi se serviria para nós, pois todo material parece ser para o usuário final do IP ou AS detentor do IP. Ou ainda não solucionaria meu problema de esgotamento da capacidade de banda nas minhas bordas.
Não sei se outros como Algar, Vivo, Internexa, G8, MinasMais, Unotel e etc teriam/usariam algo como o que procuro, no nosso caso, se a Algar possuir já me ajudaria muito poder contratar o serviço para nossa borda com eles ou saber o que eles usam para que possamos tentar implementar algo com seus fornecedores.
Acho que deu para entender nossa situação e o que procuro.