[GTER] Saída por dois links (sem BGP) dependendo do IP de origem / Netflix IP Range (PTT-SP)

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Thu Jul 16 19:44:43 -03 2015

Caros,

O ambiente é o seguinte: 1 roteador rodando Linux com duas conexões
internet (sem BGP nem nada) conexões comerciais mesmo (Fibra/ADSL).
O Linux tem a conexão primária como Default Gateway e métrica menor.
Quero apenas que conexões originarias de determinados IPs da rede
interna saiam pela conexão secundária. (Se fosse ao contrário seria só
fazer rotas estáticas saindo pelo gateway dessa conexão secundária).

Sei que com iproute2 dá pra fazer isso, mas no caso o roteador não tem
iproute2 nem dá pra instalar.

Pensei em fazer com iptables, mas não sei se é o caso. Testei com SNAT
e POSTROUTING e não funcionou. Fiz dizendo que tudo que viesse daquele
IP interno da rede deveria ser feito um SNAT para o IP atribuído ao link
secundário.

Alguma outra idéia usando PREROUTING ou POSTROUTING (ou uma combinação
de ambos) ?
E como fazer com a tabela de roteamento já que não funciona/não se deve
ter duas rotas default para dois gateways diferentes com a mesma métrica
? Se colocar ora ele quer sair por uma ora por outra.

Finalmente aproveitando o gancho alguém consegue me dizer a range de IPs
que o Netflix anuncia no PTT-SP ? Isso simplificaria bastante em um
primeiro momento o descrito acima pois a conexão secundária está ligada
ao PTT e a primaria não e o intuito principal é jogar esse tráfego (e
outros) por esse link.

Obrigado
Fernando