[GTER] Edgerouter-8

Paulo Henrique - BSDs Brasil paulo.rddck at bsd.com.br
Tue Jan 27 19:56:34 -02 2015

On 27/01/2015 18:25, Eduardo Meyer wrote:
> Olá.
> Sou mais um com ServerU l-800 e l-100 rodando com consumo abaixo de 35W
> 100% do tempo em qualquer load em qualquer um dos servidores.
Apoiado.
> Esse vídeo que o AEMoura enviou é bem legal porque mostra diversos
> aspectos, amperagem, power factor, consumo etc. Tem o mesmo vídeo pra l-100
> no mesmo Vimeo.
>
> A l-800 é muito mais poderosa do que a l-100. Mais do que o 800-vs-100
> sugere.
Ainda não tive a oportunidade de ter acesso a um L-800 e acho que vai
demorar muito para isso, embora ele para fileserver+ad para escritorios
pequenos ( 20 clientes ) deva ser uma mão na roda.

> Sou mais um pra fortalecer esse coro:
>
> Vai de ServerU l-800 e seja feliz. Quando o limite chegar você sabe pq
> chegou, o data sheet dos caras é claríssimo e por experiencia própria,
> quando reclamei do load com firewall stateful + bgp tendo expectativa de
> vazão em pps a apenas roteamento, analisei os dados que eles forneceram e
> era incrivelmente preciso com meu cenário. Ou seja não tem meias palavras,
> o que está la está la, com ou sem netmap, com Linux ou BSD, está
> documentado e testado.

Principal motivo que também faz eu apoiar a ServerU, não tem manipulação
de métricas nos data sheets para vender.
Você compra um hardware para Xpps e é entregue um hardware para Xpps e
não para Ypps.

> E principalmente acaba com essa patifaria de FreeBSD vs Linux vs pfSense vs
> BSDRP vs VyOS vs Mikrotik vs Gosto Pessoal vs Zona e Conforto vs Quagga vs
> Bird vs OpenBGP vs preencha-aqui-seu-Daemon.
>
> Na l-800 você pede com FreeBSD eles mandam. Pede com Linux eles mandam.
> Pede com VyOS eles mandam. Cansou não gostou? Você instala outro. Quer
> testar/experimentar? Instala outro. Os caras fornecem um sistema de
> instalação na nuvem com imageamento pronto pra tudo que eles dão suporte.
> Quase um "Droplet" da Digital Ocean pronto pra rodar no seu ServerU.

Não sabia desse lance de imageamento, vou dar uma olhada, a idéia é
muito interessante.

> [...]
>
> Se calcularem usando a matemática e o raciocínio de um gestor, de um CIO
> completente, e sem as paixões e apego as religiões BSD/Linux
> Cisco-like/Juniper-like, e calcular ROI e TCO usando de novo apenas a
> relação de R$ por Métrica, provavelmente vão concluir a mesma coisa.
>
> Chega de achismos, experimentalismos, hipóteses, paixões e torcida de
> futebol. Vamos ser práticos e pragmáticos. Enfia uma l-800 ai e vai
> aproveitar mais tempo com a patroa, as crianças, ou na praia. --- Ou na
> fazendinha se você for da região de campinas (ou chacrinha da tia Lea se
Na ausência de patroa, crianças e praia conheço um termas aqui no Rio
também que é
bem motivacional para se perder tais manias de perder noite de sono
resolvendo problema de integração de soluções.