[GTER] Combinação mais estavel para usar Quagga: CentOS ou Ubunto?

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Fri Jan 16 03:04:11 -02 2015

Excelente email Lucas,

Acho que esta discussão está além de interessante, muito parecendo com
um Fla X Flu. Vários comentários defendendo os pontos que deram certo e
os problema encontrados, o que é claro sempre vão variar de ambiente
para ambiente.
A melhor resposta na minha opinião sobre a melhor combinação para se
usar é sempre "depende". Depende de uma série de fatores. Citando os
principais:

- Linux X FreeBSD - Tem pessoal in-house com conhecimento adequado para
administrar algum deles ? Entao vai com o que voce tiver mais skills e
livre-se do primeiro problema. Particularmente acredito que com os
Kernels mais novos do Linux pouca diferença faz se é Linux ou FreeBSD.
Pode até haver uma diferença ou outra é claro, talvez 'ainda' na questão
de forward, não sei, mas no geral e pra maioria dos casos de uso aqui os
dois funcionariam de maneira excelente.

- Quagga x BIRD x OpenBGP - Tem pessoal familiar com linha de comando
Cisco ? Então usa Quagga. Tem algum bug específico que te preocupa, que
não foi corrigido até a versão disponível na distribuição que você vai
usar ? Qual o status do desenvolvimento e os commits no código ? Cada um
desses tem suas vantagens e desvantagens.
Por exemplo: Eu acho o pfSense um excelente sistema, é baseado em
FreeBSD, mas o Quagga dele não tem suporte a BGP então pra mim não dá
pra usar pra qualquer coisa que envolva BGP. Por outro lado o VyOS
também excelente sistema, é Linux, roda Kernel mais recente e usa
Quagga, mas por exemplo se for usado com um hardware específico
(Server-U), pode não se aproveitar do Netmap ou de algumas vantagens de
se utilizar algumas placas de rede específicas. Que tamanho é seu
ambiente ? Faz diferença pra você ?

     Quagga - Como o Lucas mencionou, não é por acaso que o Vyatta/VyOS
e EdgeRouter usam Quagga. Se nao me engano eles tem até versão própria.
     BIRD - Assim como não é por acaso que grandes Pontos de Troca de
Tráfego no mundo assim como Netflix usam BIRD. Cada um para a sua
especificidade, os PTTs é mais questão de performance e pra Route
Servers, ja no Netflix é outro uso específico relacionado a entrega de
conteúdo.

Portanto não adianta escolher um que te dá uma vantagem que pareça
atraente se pouca diferença vai fazer pra você não dia a dia e você
acabar penando pra administrar. Afinal de contas nesse tópico
especificamente não é um sistema que podemos falar pro usuário esperar
um pouco que o sistema já volta.

Abraços.
Fernando