[GTER] VPLS

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Dec 18 15:11:00 -02 2015

> Entendi a argumentação.
> Mas não me convenço que seja esse o motivo.
>
> Estou com uma preguiça lascada de calcular o tempo de fio desses 9000
> Bytes...
> Mas considerando a tolerância de 250ms com a latência para o RTP do VOIP, o
> pacote teria que ser "O SR. AZARADÃO" para pegar umas 9-10 bufferizações
> dessas para chegar a afetar a voz.

A questão não é latência, e sim jitter. VoIP é bem pouco tolerante à
variação de latência; eu já testei VoIP sobre WiMAX FDD que dava uma
latência elevada, mas ela era tão sistematicamente constante que a
qualidade de experiência era ótima. Eu também já testei VoIP sobre Wi-Fi
com latência muito menor que tinha uma qualidade pior, por causa das
variações imensas de latência que o mecanismo de ACK do Wi-Fi proporciona
às vezes.

> É um argumento válido, mas sozinho não emplaca.

A outra coisa que se leva em conta em definição de produtos de telecom é
disponibilidade de recursos em equipamentos. Digamos que os equipamentos do
serviço hoje suportem 9000 bytes: CPE, rede de acesso, backbone, e - mesmo
que não anunciado - o cliente configura um serviço que depende disso e
começa a usá-lo. Aí, é preciso mudar algo no meio do caminho (pode ser um
tipo de equipamento, pode ser uma configuração) que não suporta mais isso
por qualquer motivo. Está feita a confusão...

Rubens