[GTER] NET Virtua entregando IPv4 privado?

Antonio M. Moreiras moreiras at nic.br
Wed Apr 22 17:42:22 -03 2015

Segundo o relatório [1] do grupo de trabalho da Anatel, existe a opção
de fallback para um IP público. Seria bom saber se está funcionando na
prática:

pag 10, item 3.4: "IPv4 Fallback:  Se um usuário não puder (devido a
incompatibilidades de seus equipamentos ou aplicações) trabalhar com um
IPv4 compartilhado, caso haja disponibilidade, ele poderá optar por um
IPv4 público dinâmico não oneroso (fallback) ou por um IPv4 fixo de
forma onerosa (oferta atual).

pag 15, item 5.2: "Ademais, a partir de junho/2015, nas localidades onde
não houver oferta de IPv6 nativo, devido à necessidade de troca de
elementos legados, a prestadora deverá alocar ao usuário, de forma
dinâmica ou fixa, um endereço IPv4 público (sem compartilhamento)"

[1]
http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=325769&assuntoPublicacao=Relat%F3rio%20de%20Atividades%20do%20GT-IPv6%20-%20Grupo%20de%20Trabalho%20para%20Implanta%E7%E3o%20do%20Protocolo%20IPv6%20na%20rede%20das%20Prestadoras%20de%20Telecomunica%E7%F5es.&caminhoRel=null&filtro=1&documentoPath=325769.pdf

[]s
Moreiras.