[GTER] RES: AirFiber 5.8Ghz ou 24Ghz

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Sep 30 19:43:45 -03 2014

> Obrigado Rubens,
>
> E obrigado ANATEL mais uma vez por fazer de tudo para "facilitar" o mercado
> de telecomunicações por aqui principalmente em um país de dimensões
> continentais como o Brasil aonde a distância é fator determinante em muitos
> casos.

Neste caso em particular eu não culpo a agência. A resolução tem
nitidamente dois tipos de dispositivos: os de comunicação de dados de alta
velocidade e os usos pequenos tipo controle remoto, sensores etc.; 24 GHz
nitidamente faz parte dessa 2a. categoria. Os fabricantes de equipamentos
de 24 GHz para coisas de Mbps para cima precisariam ter feito um esforço de
outreach e mostrado que há equipamentos de 24 GHz também utilizáveis para
inclusão digital ("buzzword" político que faz normas e regulamentos
andarem) e pedir uma revisão. A R.506 é de 2008, e revogou a R.365 de 2004;
já era tempo de uma revisão dessa regulação, com algumas a acrescentar (ex:
24 GHz) e algumas coisas a sumir (ex: 900 MHz, que hoje só gera conflito
com rede celular).

Mais importante que a dimensão do país como um todo, o tamanho típico de
uma área urbana no Brasil me parece superior ao de uma na Europa com a
mesma população, o que sugere uma maior proximidade com os parâmetros dos
EUA. O que aliás acontece na norma das faixas de 5 GHz.

Mesmo que uma agência governamental tenha algo de acompanhamento da
indústria, é mais simples a indústria tomar a iniciativa de comunicar uma
necessidade e engajar o regulador. Não me parece que isso tenha acontecido
neste caso.

Rubens