[GTER] EdgeRouter Pro 8 - Travando

Rinaldo Vaz rinaldopvaz at gmail.com
Mon Oct 27 21:57:46 -02 2014

[EDGE ROUTER - #BUG #TRAVAMENTOS #KERNEL_PANIC]

Depois de uma tread aberta pelo Miralvo Junior onde ele reportou
travamentos em uma Edge Router Pro me interessei pelo assunto.

O fato é que realmente observei travamentos em uma Edge Router Pro na
versão estável mais recente 1.5.0 (e pelo que pesquisei o problema
permanece na versão 1.6.0beta1).

O equipamento simplesmente entra em kernel panic e trava sem explicação em
intervalos de 4~5 horas mais ou menos.

O problema é causado por uma falha no recurso offload que proporciona
aceleração de hardware segundo o fabricante.

Bem, infelizmente para acabar com os travamentos precisei desativar esse
recurso com os seguintes comandos:

ubnt at edgerouter# set system offload ipsec disable

ubnt at edgerouter# set system offload ipv4 forwarding disable

ubnt at edgerouter# set system offload ipv6 forwarding disable

ubnt at edgerouter# commit
ubnt at edgerouter# save

Não é certeza ainda que sejam necessários os 3 comandos. Fiz por precaução
já que o equipamento já estava em produção e havia travado 4 vezes. Mas
seria interessante se alguém contribuísse com um feedback das seguintes
questões:

1- Habilitando o “Offload forwarding” apenas para Ipv6 acontecem
travamentos?

2- Habilitando offload para ipsec acontecem travamentos (para quem usa)?

3- O problema também acontece com os modelos “não pro” e “lite”?

4- Se tratando de desativar um recurso que melhora o desempenho, qual foi a
perda de performance observada?