[GTER] FreeRadius e accounting de hora em hora

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Mon Oct 6 13:45:51 -03 2014

Mordi a língua, estava me matando tentando implementar o CoA que
tinha com Mpd no Mikrotik, simplesmente não funcionava, eu relia a
documentação e estava lá que funcionava, ai todos os tópicos no fórum da
Mikrotik estavam sem resposta sobre o assunto, o que me levou a mandar
um e-mail ao suporte, e vejam para minha surpresa a resposta:

Hello,

> Note CoA is not supported for PPP users, feature is
supported for HotSpot users
> only.
>
> Regards,
> Sergejs

"Quebrou
minhas pernas" saber disso...
---

Att

Márcio Elias Hahn do
Nascimento
(48) 8469-1819 / 3524-0700 - marcio at sulinternet.net
GERÊNCIA
DE RECURSOS DE TIC - Sul Internet [2]

 [2]

Em 02/10/2014 11:28,
Márcio Elias Hahn do Nascimento escreveu:

> Exato, segundo o link da
documentação que passei:

> CHANGE OF
> AUTHORIZATION
>
> RADIUS
disconnect and Change of Authorization (according
> to RFC3576) are
supported as well. These attributes may be changed by a
> CoA request
from the RADIUS server:

> * Mikrotik-Group
> *

Mikrotik-Recv-Limit

*
> Ascend-Data-Rate (only if Mikrotik-Rate-Limit is not present)
> *

Ascend-XMit-Rate (only if Mikrotik-Rate-Limit is not present)
> *

Mikrotik-Mark-Id
> * Filter-Id
> * Mikrotik-Advertise-Url
> *

Mikrotik-Advertise-Interval
> * Session-Timeout
> * Idle-Timeout
> *

Port-Limit

> ---
>
> Att
>
> Márcio Elias Hahn do Nascimento

(48) 8469-1819 /
> 3524-0700 - marcio at sulinternet.netGERÊNCIA DE
RECURSOS DE TIC - Sul
> Internet [2]
>
> [2]
>
> Em 02/10/2014
10:15, Otavio Augusto escreveu:Da pra usar COA e pppoe em Mikrotik sim.
j fiz uma implementação assimpara mudar a velocidade do cliente quando
atingisse uma determinadovolume de tráfego sem derrubar a conexão
dele.

> atributos do funcionam somente
em HotSpot no

> Mikrotik-Rate-Limit ( o que usei
) funciona.
> <fknet at conchalnet.com.br>
>
> escreve> dth:100%">
> d;
margin-left:5px; width:100%">Bom dia pessoal, Desculpe-me pela falta de
retorno em

concentradores PPPoE) Problema é que se o usuário não desconectar é
visto apenas 1 registro da tab
> o FreeRadius Sobre COA: Mikrotik não
tem implementado pacotes COA para conexões PPPoE, pelo menos não tinha e
não achei nada de documentação dizendo de sua implementação. Pelo jeito
acho que a única forma é eu acionar um stored procedure através dos
arquivos de configuração do FreeRadius mesmo, ao invés de fazer o
insert/update direto na tabela, só fico preocupado com o desempenho
disto. Algum colega tem alguma outra sugestão? -- Fabrício Fadel Kammer
skype: ffkammer Em 16/09/2014, à(s) 17:14, Márcio Elias Hahn do
Nascimento <marcio at sulonline.net> escreveu: Exato, e

> além disso vc
pode mudar as configurações da sessão do > ang fazem milagres. Exemplo:
vc configura os updates para rodarem de 5 em 5 min (ou menos) e a cada
update vc pode verificar o que vc quiser usando UnLang e dependendo do
resultado montar um pacote de CoA ao NAS (cada NAS tem requisitos de
atributos para id
> sessão do usuário). Fiz um controle de tráfego com
franquias mensais usando FreeRadius e MPD no FreeBSD, com o usuário
fazendo download quando estourava a quota e a limitação de banda se
tornava maior, via-se a taxa de transferência caindo para a nova
configuração. Muito massa. --- Att Márcio Elias Hahn do Nascimento (48)
8469-1819 / 3524-0700 - marcio at sulinternet.netGERÊNCIADE RECURSOS DE TIC
- Sul Internet [2] [2] Em 16/09/2014 16:26, Thiago Damas escreveu:
interim update Em

> 16 de setembro de 2014
>
> tarde pessoal!
Alguém conhece uma solução eficaz para fazer o accounting
> de conexões
PPPoE de hora em hora para poder disponibilizar relatórios
> de extrato
de uso mais legíveis e para trabalhar com franquia de dados
> diárias
sem precisar desconectar o usuário a cada hora? Achei uma
> solução
interessante na internet, com o freeradius chama uma Stored
> Proc> mas
fiquei preocupado com o desempenho de fazer isto usando-se SP em MySQL.
Obrigado Fabrício Fadel Kammer Skype: ffkammer 19 3866-1100 -- gter list
https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter [1][1][1] -- gter list

lockquote>

> Links:
> ------