[GTER] Configuração de strong x weak host model para servidores

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sat Oct 4 19:16:36 -03 2014

> Mas não vi ainda uma forma de alterar a seleção da
> interface de saída (a parte do "strong host sender"). Vi alguns comentários
> segundo a qual isso pode ser modificado com uma opção mas não achei qual
> seria. Também vi sugestões de fazer isso usando iptables, forçando a saída
> pela placa correta. Você já chegou a configurar isso, ou conhece alguém que
> teve que fazer?

Se existe opção eu não sei, porque eu apelei direto pro iptables quando
precisei fazer isso... mangle de output com fwmark resolve isso, de uma
forma meio "hack" pois quando o pacote chega lá ele já tem uma interface
destino definida. Mas se você mudar algo com potencial de mudar o
roteamento, o roteamento é feito de novo. Vide "reroute check" em
http://inai.de/images/nf-packet-flow.png

Então o que você precisa é de um marca para cada interface de saída, uma ip
rule para cada marca dizendo que se tem aquela marca tem que sair pela
interface tal, e regras de mangle dizendo que se o IP origem é o da
interface tal, recebe marca para roteamento.

Rubens