[GTER] sql ippool alguem usa ?

Marcelus Trojahn mtrojahn at gmail.com
Wed Nov 26 12:01:08 -02 2014

Não estou com acesso a nenhum Radius agora, senão mandaria detalhes mais
precisos...

O problema do IP duplicado quando se tem mais de um NAS autenticando no
Radius ocorre porque na autenticação no NAS manda o NAS-Port, que é usado
como identificador na tabela do radippool. O problema é que este NAS-Port é
apenas um número que acaba se repetindo entre NASes. Quando mais NASes se
tiver, mais chances de repetição.

Existe um arquivo que se não me engano eh sqlippool.conf que vai ter uma
variável chamada pool-key... Essa varíavel, por padrão, vem com "%{NAS-Port}"
no valor e aí está o problema, pois pode repetir... Comentado também tem um
exemplo com Calling-Station-ID, que usuaria o MAC do cliente como chave,
mas se você tem clientes que chegam com mesmo MAC (por exemplo atras de um
AP wireless), vai haver repetição de IPs entre eles.

O que eu fiz foi alterar o pool-key para "%{NAS-IP-Address}-%{NAS-Port}" há
muitos anos atrás... Até enviei para o FreeRadius como sugestão que nunca
foi implementada... Mas isso resolve de vez os IPs duplicados por causa da
pool-key...

Reparem que precisa do "-" entre o IP e o PORT, porque senão você ainda
pode ter repetições como abaixo:
10.10.10.11111 (nas 10.10.10.1 - nas-port 1111)
10.10.10.11111 (nas 10.10.10.11 - nas-port 111)