[GTER] Borda ideal para provedores

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Tue May 6 17:18:07 -03 2014

Primeiro e maior mandamento, segundo o Rubens (eu devia ter escutado ele). Seja dono dos seus meios de transmissao, nada de redes de terceiros

Segundo mandamento, esse é meu: nao ponha todos os ovos na mesma cesta. Tenha dois (ou mais) POPs, recebendo links distintos, interligados por fibras proprias. Um destes POPs deve ser totalmente escondido da pior agencia, para evitar lacres arbitrarios

Terceiro, tenha um plano de contingencia, de sobrevivencia, de inferno astral. Tenha bons advogados, eles sao mais uteis que bons engenheiros.

Seguidos esses passos, roteador de borda o melhor é o que o seu bolso
puder pagar e o seu conhecimento souber usar. Voce pode terceirizar a
gerencia de borda, se quiser. Mas nao é nem de longe a parte mais importante do provedor. O proximo item é que é:

Quarto, tenha um sistema decente de controle, nao deixe NADA nas maos de funcionarios. Eu conheço pelo menos UM provedor que tem o mesmo problema dos "up velox" (funcionarios pedem por fora e ativam velocidades maiores que as do contrato). A velocidade deve ser informada pelo RADIUS a partir da cobrança, e somente dela. Tudo deve ser feito a partir da cobrança, e nao o contrario.

O melhor sistema de controle (com log, RADIUS, impostos, relatorios do SCM, faturamento SVA e SCM em contas contabeis separadas etc.) dos que avaliei até hoje é o do Daniel da LogicaSistemas de Natal/RN. O integrator era bem visto mas ultimamente tenho visto reclamacoes demais sobre o suporte dele. Tem dezenas de outros, para os mais variados gostos e bolsos

Com rede propria, sistema decente e um bom entendimento do negocio (se voce nao tem, considere seriamente contratar alguem que entenda e seja dono delegando e cobrando, ao inves de tentar entender de configuracao de radio ou fazer tudo sozinho, como alguns empresarios iniciantes ainda tentam - lembre-se, provedor virou negocio de cachorro grande), é que voce deve escolher o que vai vender e como vai entregar (DHCP/PPPoE).

Quinto, investir mil reais num cliente FTTH pode ser atrativo pra voce, mas em quanto tempo vai diluir isso? nao seria melhor investir em ADSL como faz a GVT? ou em rede HFC (a rede HFC é a unica que voce pode vender para a NET depois - se tem grana, eu faria isso, montaria a estrutura no padrao da NET e esperaria uma oferta de compra futura, faturando com internet (ou mesmo SeAC) enquanto isso. o sistema que atende a minha cidade foi vendido por 10 anos de faturamento e em pouco tempo a NET dobrou o faturamento, com seus combos

Radio em frequencia livre vai contra o mandamento numero um. rede de terceiros tambem. DHCP vai contra o mandamento quatro. Pensar na borda antes do quinto é um erro

Finalmente, tenha sua empresa no simples, um bom contador, pague os impostos direitinho (tudo oficial, o imposto é minimo) e terá cadastro para comprar toda a rede pelo BNDES ou por fornecedores como a COMBA (inclusive fibra)

Eu nao sou dos que defendem FTTH, mas ha quem invista nisso

De um ex-provedor que presta consultoria na area

!3runo Cabral

--
Cursos e Consultoria BGP
http://f2link.f2b.com.br/impressora3d