[GTER] Fwd: [caiu] PTT - Sp com problemas?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sat Mar 22 12:41:33 -03 2014

> No entanto considero a comparaçao com os PTTs como o de Amsterdam num pais
> continental como o Brasil um pouco forçada.

A Europa é uma região continental tal como o Brasil, e a influência do PTT
de Amsterdam não é apenas sobre tráfego holandês, assim como o PTT-SP não
influencia apenas tráfego paulista.

> O transporte de gigas entre regioes é caro, nao é interessante para as
> teles perderem esse tráfego (nem o PTT tem funcao de concorrer com tele),
> aliás o PTT nao é uma empresa de telecom (iria requerer licença da anatel
> para o transporte inter-PTTs) e o próprio rateio é complicado (se houver um
> inadimplente, os outros vao arcar? ou o serviço será interrompido?)

Não precisaria de licença não, assim como a RNP também não precisa. IP é
SVA, como bem lembra a norma 4/95. Só não faz sentido o NIC assumir um
papel dos agentes econômicos do mercado.

> Por outro lado a instalaçao de caches/CDNs podia sim ser negociada pela
> gerência do PTT/NIC e seria muito bem vinda para todos os participantes.

Isso já acontece, vide mensagem do Milton.

Agora o que o CGI podia fazer era negociar com a Anatel para que as
> prestadoras de SCM com PMS fossem obrigadas a trocar tráfego entre si nos
> PTTs, de forma que a agência (e a sociedade) pudessem monitorar os gargalos
> e diminuir o passeio do tráfego de clientes da mesma cidade ou regiao que
> hoje vai até os grandes centros para passar para a outra operadora. Note
> que nao estou dizendo entrar no ATM, apenas trocar trafego regionalmente e
> nao só em SP-RJ-BH.

O governo federal já teve esse idéia por si só, independente do que pensam
CGI e Anatel sobre isso, mas concluiu que não é possível legalmente fazer
esse tipo de obrigação.

Rubens