[GTER] router para provedor com aprox 300MB de trafego e 3 upstreams com full routing

Marcelo Gondim gondim at bsdinfo.com.br
Mon Jul 28 19:37:22 -03 2014

Em 28/07/2014 15:41, Jeffrey . escreveu:
> Srs - o grupo me convenceu a ir de um servidor (IBM) com 2 placas de rede. Adoraria poder comprar o MX5, mas nao é o caso agora.
>

> Agora, como sou novato e o único BGP que já configurei na vida foi no MK, o que me indicam como distro (pelo jeito freebsd) e qual deles seria mais fácil de configurar?
>

> VyOs? openbgp?
>

> E me desculpem se a conf deles for parecida.. nunca tive contato com BGP em qualquer outro cenário.
>

> agradeço imensamente a ajuda de vocês.
>
> Jeffrey

Jeffrey só cuidado com o hardware porque um hardware bom para roteamento
é bem diferente de um para banco de dados, por exemplo. Você não precisa
de grandes quantidades de memória mas precisa que elas sejam mais
rápidas. Se você for ter um router com muitas interfaces é bom olhar o
diagrama de arquitetura para ver que processadores estão responsáveis
por quais barramentos PCIe. Se você olhar esse link [1] da Intel
S2600COE e for na parte do diagrama de arquitetura, verá que a CPU1 lida
com o slot 1, 2 e 5 e a CPU2 com os slots 3, 4 e 6. Sabendo colocar as
interfaces nos devidos lugares e fazer um CPU Afinnity é importante para
ter um balanceamento ideal das interrupções de rede, que são as que vão
te consumir mais CPU. Não parece mas faz uma puta diferença, eu sei
porque já testei mais de uma motherboard com características diferentes
nas arquiteturas e os resultados foram ruins em se tratando de grande
tráfego de rede.

[1]
http://download.intel.com/support/motherboards/server/s2600co/sb/s2600co_tps_rev15.pdf

Nesse servidor eu tenho: 1 interface de 2 portas de 10GbE, 4 interfaces
de 1GbE onboard e 2 interfaces de 2 portas de 1GbE.

Total de 2 portas de 10GbE e 8 portas de 1GbE.