[GTER] router para provedor com aprox 300MB de trafego e 3 upstreams com full routing

R0me0 *** knight.neo at gmail.com
Mon Jul 28 04:16:25 -03 2014

Rafael,

Você não precisa ter dois servidores com as mesmas configurações, mas você
deve avaliar a carga e deve possuir o hardware equivalente para suportar  a
carga no caso de um fail-over.

Já houve cenários em que eu possuia hardwares diferentes mas as
configurações suportavam o tráfego.

Eu escrevi um pequeno script que gera um arquivo md5 de cada arquivo
crucial do firewall relacionado a alterações de rede e regras e sincronizo
nos demais nós do cluster a cada 5 minutos se houver alteração.

Eu sempre utilizei o OpenBSD e falo de boca cheia que nunca me decepcionou,
Eu sempre brinco "O OpenBSD só me dá alegria" além do mais é o único ( o
PAI ) que possui a versão mais atual do PF ( Packet Filter ) freebsd e
outros que utlizam o PF, o port é bem antigo e pertence à  versão OpenBSD
4X.

http://www.openbsd.org/faq/pf/carp.html

Se você estiver interessado em aprender mais sobre firewalls com OpenBSD/PF
leia o livro: Building firewalls with OpenBSD and PF :)

Outra coisa bacana é a possibilidade de fail-over na VPN, utilizando IPSEC

Grande abraço,

Guilherme Hakme