[GTER] RouterOS V6.x menos pior

Urik B. da Silva urik at rootz.com.br
Tue Jul 22 18:20:33 -03 2014

Boa tarde Gustavo,

Na última semana esse cenário mudou. Agora está powered by JunOS... Que
mundo maravilhoso! :)

Massss.... enquanto não tínhamos um MX, pra chegar numa boa conta
separamos cada roteador para no máximo 500 conexões simultâneas usando
VLANs de transporte para cada POP/Grupo de clientes. Era criado 1 PPPoE
Server para cada VLAN. Pools de IPS divididos em 2 pools de /24.
BGP recebendo somente default-route da borda via iBGP.

Os mikrotiks eram virtualizados em servidores 2x Dell R210 e 1x R610
usando VMware 5.0 (único que funciona a interface E1000 com decência).
2 Gb RAM - 2Gb HD - 2 NICs

Muitos vão falar mal, mas estudamos muito (mesmo), e esse cenário foi o
melhor que encontramos para não fazer um rack de RBs até conseguir
juntar as moedas para ter um roteador decente.

Depois que cada roteador passou a ter até 500 logins simultaneos, nunca
mais precisaram ser reiniciados, a não para atualizações que o changelog
assustava.
Em labs, testei todas as versões da 5.14 pra frente.

Eu nunca ouvi falar em alguém que tenha virtualizado MKs em ambientes de
produção.
Acredite, tanto o VMware quanto o MK bem configurados, pode chegar a
trafegar 400 mbps com tranquilidade. Palavra de escoteiro! :)

O problema do Mikrotik RouterOS x86 não é o hardware que você utiliza.
Pode ser um mega-power, que vai ter o mesmo desempenho de uma RB.

Dica: Se teu ambiente está bom assim, deixe assim até ter dinheiro para
um equipamento que você vai poder crescer sem emendas.

Urik Barbosa da Silva
http://www.linkedin.com/in/urikbs
Linux User #431806