[GTER] RES: RES: RES: Virtualização Servidores DNS

Ricardo Rodrigues rcr.listas at ig.com.br
Thu Jul 17 10:55:00 -03 2014

IP Anycast é usado para ter mais de um servidor respondendo pelo mesmo
endereço IP.

A vantagem fundamental é poder aumentar o número de servidores de forma
transparente. Ou seja:

- No caso de DNS recursivos, não precisa alterar a configuração dos
clientes.
- No caso de DNS autoritativos, não precisa alterar o conteúdo das zonas
(registros NS).

Os benefícios incluem:

1. Aumento da disponibilidade geográfica. O exemplo mais famoso é dos root
servers.
2. Distribuição de carga entre os servidores.
3. Redução da exposição a ataques DoS/DDoS. Ataques localizados afetam
apenas o nó mais próximo à fonte do ataque.

Cuidados:

- No caso de DNS recursivos, nunca configure um mesmo servidor para
responder pelos dois endereços de IP Anycast usados por um mesmo cliente.
- Cuidado com o efeito dominó. Se todos os servidores têm a mesma
capacidade e um deles ficar indisponível devido a sobrecarga localizada, ao
removê-lo do anúncio do IP Anycast você estará transferindo esta carga para
o segundo servidor mais próximo. Ele também não aguentará a carga e passará
para o seguinte. Você pode terminar com todos os servidores indisponíveis.

Just my 2 cents.

Abs,
Ricardo