[GTER] Caixa para BGP virtualizado

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Mon Jul 14 09:32:27 -03 2014

On Sat, 12 Jul 2014, Marco Macari - Dynatec wrote:

> Compro transito de 2 operadoras sendo um 100M e outro de
> 20M.
>
> As perguntas:
>
> 1 - Eh vantagem rodar um Mikrotik também
> virtualizado pra subir o BGP? (2GB de RAM ou mais disponibilizados)

a meu ver, não. mas haverá controvérsias.

> 2 - Alguém com uma estrutura parecida? Teve algum tipo de impacto
> negativo?

tenho roteadores virtualizados, com vlans. com essa plataforma que você
descreveu não deve ter problema, exceto se o número de pps das interfaces
de rede não for lá essas coisas. de fato, a capacidade das interfaces de
rede em pacotes por segundo é "O" parâmetro importante, sejam os
roteadores e switches virtualizados ou não. E nisso me parece que você
pode estar no ponto em que uma caixa cisco ou juniper faça mais sentido do
que um hardware genérico.

Um switch dos bons com capacidade de multiplexação de vlans (802.1q) para
acompanhar é altamente recomendável.

> 3 - Se não Mikrotik, o que? Quagga!?

quagga ou bird. tem o openbgp mas eu nunca usei. você vai apanhar um pouco
da assimetria entre seus provedores de trânsito.

-- Danton