[GTER] Existe restrição de publicação de AS ?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Jul 11 14:17:11 -03 2014

> Caros ,
> recentemente minha empresa formou uma cooperativa com outros provedores da
> região para
> conseguirmos baratear o custo de link com as operadoras .
> Cada provedor, possuí sua AS própria.
> Existe algum problema se subir as sessões BGP no meu roteador de borda ,
> uma sessão para cada provedor ?
> As operadoras que possuímos(Algar e GVT) , podem se negar a subir múltiplas
> sessões?

Alguns acordos de compra associativa prevêem volume total do contrato, e aí
tecnicamente são links diferentes. Agora, se o de vocês é na verdade um dos
membros assinando o contrato e repassando para os outros, o que pode ser
feito é trânsito com controle apropriado de prepends.

Exemplo:

Operadora A aceitou ter múltiplas sessões com ASN diferentes, então os
anúncios ficam
<AS ISP 1> <AS ISP 1>  (foi feito prepend)
<AS ISP 2> <AS ISP 2>  (foi feito prepend)

Operadora B não aceitou:
<AS ISP 1> <AS ISP 1>  (foi feito prepend)
<AS ISP 2> <AS ISP 1> (a sessão é com o AS ISP 1)

Com isso você equilibra os cenários que são distintos.

A operadora pode aceitar ou se negar conforme o que estiver no contrato...
se você tem essa necessidade, ela precisa estar refletida no contrato, ou o
objeto não atende o intuito do contrato.

Rubens