[GTER] AS e provedores

Urik B. da Silva urik at rootz.com.br
Thu Jul 10 11:25:12 -03 2014

Bom dia Clayton,

Sei exatamente as dúvidas que você está tendo.
Quando eu nunca tinha ouvido falar de BGP também pensava dessa maneira.
Existe uma mudança de paradigma aí.

Respondendo as suas dúvidas:

1. Se o NIC aprovar a sua solicitação, você receberá um número de AS,
que é ID único mundial. Vinculado a esse AS você receberá um bloco de
IPv4 /22 e um bloco IPv6 /32. Esse bloco nunca terá sido usado por
ninguém, e será só seu.
Exemplo de AS conectado com 4 operadoras:
http://www.bgp.net.br/analysis?target=11802

2. Agora para você conseguir  "ser acessível no mundo internet", você
precisa exportar esses seus prefixos para outra operadora. Essa outra
operadora irá exportar para outra operadora... e assim por diante. Essas
operadoras serão suas Upstreams. Em questões de minutos todo o mundo
terá acesso aos seus IPs.
Para contratar o link, será instalado como um link corporativo, porém
precisará especificar que será preciso fechar uma sessão BGP.

Dica: Fuja de Mikrotik para BGP. Atrapalha mais do que ajuda,
especialmente no início.

Urik Barbosa da Silva
http://www.linkedin.com/in/urikbs
Linux User #431806