[GTER] - Web Server e Web Application Accelerator

willian pires willian_pires at hotmail.com
Wed Jul 2 18:48:46 -03 2014

Boa noite camarada,
Aplicações diversas assim puramente tem respostas meio que genéricas.
Mas vamos lá.
Ngxin com memcached você consegue uma melhoria muito boa com relação a chamadas a sites dinamicoscom "dynamic content" em php. Joomla/WordPress.
Basicamente pegue a "uri + ip de origem", gere um hash e insira o conteúdo no memcached, a partir dai todos os "re-acessos" do cliente não são re-processados e já te digo como nego acessa a mesma coisa, você pode deixar um ttl do conteudo em 120 segundos.
Nginx é mais leve e mais rápido que o apache mas tem menos funcionalidades ou funcionalidade não tão bem documentadase testadas mas de fato é uma super vertente, usa-lo como "frontend" e abaixo um "backend" apache serializa as conexões e pasme torna o apache mais eficiente.
IO de disco VS memoria ram, volta e meia acompanho clientes meus com discos em 70,80% de uso em IO e com 16 Gb de memoria ram lá livrinho, bem nesse caso eu recomendo de cara e sem pensar, ramdisk. Verifique o que pode ser colocado em ram, arquivos php,html pequenas o importante é liberar o disco.
Logs, os discos de logs devem ficar fora do servidor web, isso mesmo fora mande os logs para um log center ou para o lixo o que lhe for mais conveniente, pode colocar um disco só de log também. Log = io de disco e exceto se você estiver com menos de 30% de write no disco, o resto é auto explicável.
Servidores de banco de dados tipo mysql ou postgres, existe uma enorme diferença no tipo de acesso a dados como milhares de arquivos pequenos e grandes row scans de bancos de dados, se o mesmo servidor for fazer os dois evite ter "tipos" de dados  diferentes no mesmo disco, reserve 1 ou 2 discos para o banco e mais 1 ou 2 discos para a web.
Raid 0 é seu amigo, se você tiver pequenas bases de dados digamos de até 200Mbytes e os bancos forem myisam use raid 0 o io é surpreendente, e você pode fazer mysqlhotcopy para fazer backp a cada 20Min.
 WebScans, volta e meia você acompanha você pode ver aqueles longos logs de algum espertinho que fica procurando vulnerabilidade na aplicação, e antes de ele finalmente conseguir vem um monte de codigos 404, 403,503 e ou 505 nesses caso seja sumário bloqueio o "atacante" por uns 30 min.
Abraço.