[GTER] Whois - Registro.br

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Wed Jul 2 10:58:11 -03 2014

Humberto,

On Wed, Jul 02, 2014 at 10:07:33AM -0300, Humberto Sartini wrote:
> [...]
> domain:      transportadora-falcao.com.br
>

> - Fiz uma consulta no DNS e obtive os seguintes retornos:
>
> user at server ~ # nslookup transportadorafalcao.com.br 8.8.8.8
> Server:         8.8.8.8
> Address:        8.8.8.8#53
> ** server can't find transportadorafalcao.com.br: NXDOMAIN
>
> user at server ~ # nslookup transportadora-falcao.com.br 8.8.8.8
> Server:         8.8.8.8
> Address:        8.8.8.8#53
> Non-authoritative answer:
> Name:   transportadora-falcao.com.br
>
>    Algum já viu esse tipo de "redirecionamento" no whois? É um

Este é o comportamento esperado. Este domínio que você consultou não
existe, mas há um "equivalente" de acordo com as políticas de
registro [1]. A parte relevante eu transcrevo abaixo.

"Para fins de registro, verifica-se uma equivalência na comparação de
nomes de domínio. Esta verificação é realizada convertendo-se os
caracteres acentuados e o cedilha, respectivamente, para suas versões
não acentuadas e o "c", e descartando-se os hifens. O registro de um
domínio não é permitido se houver domínio equivalente pertencente a
outro titular."

O servidor whois do nic.br, caso não haja uma resposta positiva,
sempre normaliza as consultas e retorna todos os nomes equivalentes
caso existam. Como exemplo consulte est-adao.com.br. Como resposta
você terá as duas variações registradas, estadao.com.br e o IDN
estadão.com.br.

[]s
Fred

[1] http://registro.br/dominio/regras.html