[GTER] Careira Cisco, tirar certificação, vale a pena?

Eduardo Rigler erigler at gmail.com
Fri Feb 7 11:38:42 -02 2014

Olá Kalil,

Antigamente CCNA e CCNP faziam diferença sim, hoje em dia duvido muito
disso.

Não sei qual sua idade e a carga de experiência que vc tem, mas nesses
10~12 anos que estou no ramo aprendi que vale mais a experiência do que um
punhado de certificados dentro de uma pasta provando o que você "pode
fazer" no momento da entrevista, e não o que você realmente sabe fazer.

Nesse mercado muitas das vagas - geralmente sempre as melhores ($) - levam
mais em conta o Q.I (quem indica) e suas experiências (práticas) anteriores
do que um bom currículo teórico. Conheço muita gente que mal tem o 2o grau
e que entende muito da coisa e por outro lado pessoas com 2~3 graduações,
pós, um punhado de certificados, MBA e o escambau e que "patina" no básico
e não consegue emprego por não ter experiência prática porque passou mais
tempo estudando do que exercendo, é complicado.

A coisa cresceu muito pra você focar numa coisa só, mas vai da necessidade
de cada um. Eu particularmente abominava a plataforma livre e pensava que
Microsoft era o futuro e fiquei nessa por tempo suficiente pra perceber que
estava perdendo boas oportunidades porque não tinha muita experiência com
software livre. hoje não sei como estaria se não tivesse difundido minha
experiência em várias direções, você só tem a ganhar pessoalmente e
profissionalmente com isso.

Espero ter ajudado.

[]'s