[GTER] NTP como amplificador de ataques

Diogo Montagner diogo.montagner at gmail.com
Tue Feb 4 20:04:25 -02 2014

Com relação ao JUNOS, a Juniper divulgou um boletim de segurança com as
instruções sobre como mitigar o ataque.

Um sintoma de que o roteador foi ou está sendo alvo de um ataque de
amplificação NTP são as seguintes mensagens no log:

xntpd[7264]: too many recvbufs allocated (40)
xntpd[7264]: too many recvbufs allocated (40)
xntpd[7264]: too many recvbufs allocated (40)

Para mitigar o ataque, você precisa aplicar um filtro de proteção no
tráfego de control-plane do roteador autorizando somente as fontes
confiáveis a enviarem pacotes de NTP para o roteador.

O boletim de segurança é o JSA10613.

[]s

./diogo -montagner
JNCIE-SP 0x41A