[GTER] Bonding Mikrotik

Rafael Possamai rafael at gav.ufsc.br
Fri Apr 25 17:58:57 -03 2014

Da uma olhada nos produtos da Ubiquiti tambem, nem sempre Mikrotik eh a
melhor escolha. Um dos ultimos roteadores que lancaram com aceleracao pra
processamento de pacote deu um banho de performance em cima dos Mikrotik da
vida. Quem fez os testes de comparacao foi uma empresa terceirizada, entao
parece que da pra confiar.

Este que estou falando, eh um edgerouter lite, processa ateh 3gbps / 1mpps.
Claro que neste caso voce precisa de mais portas e outras funcoes mais
avancadas, ai eu sugiro dar uma olhada em no edgerouter pro.

http://www.ubnt.com/edgemax#edge-router-pro

Dependendo do preco ou se esta linha deles nao tiver as funcoes que
precisa, vale mais a pena comprar um servidor dell por exemplo, com no
minimo um Xeon E3-1240-v3 e rodar um *BSD. Mas ai voce que decide conforme
for. Nesse caso, PPP voce pode fazer bem simples com freeradius + mysql e o
mpd5 no FreeBSD 10 por exemplo. Passa de 200mbps tranquilo e vai longe
ainda. Soh escolhe bem as placas de rede, eu sugiro aquelas suportas pelo
driver igb (intel i35* e tal).

Att.,
Rafael