[GTER] PTT RIO Barra da Tijuca - DownTown

Pedro Alves pedroalves at moebius.com.br
Thu Apr 17 13:14:31 -03 2014

Prezado Eduardo,

    Nós somos um dos primeiros PIXs no Rio.  Mas infelizmente não
estamos recebendo muito feedback do NIC para ajudar a expandir o projeto.
Quando você fala que o Teleporto é inviável não foi por feedback recente
nosso, muito pelo contrário. Se depender de nós ele vai pro ar.
Vamos nos falar mais? Creio que podemos ajudar o projeto crescer !!
Minhas propostas na verdade são ecos que recebo do NIC através
de empresas que representam tráfego significativo e tem necessidades já
alinhadas com o NIC mas que por um motivo ou outro ainda
não se concretizaram. Queremos participar e ajudar !

Então para ficar claro, as ideias não representam os planos do NIC.br.
Lembro ainda que somos uma empresa local e que levanta a bandeira
da troca de tráfego desde 2007 com iniciativa própria de um centro de
troca de tráfego chamado PTT Moebius. Há alguns anos migramos
nossos participantes para o PTT do Nic.Br com o intuito de fortalecer a
troca de tráfego no Rio de Janeiro. Tenho orgulho de ter participado
da ativação do PIX Alog RJ1, o primeiro pix do Rio de Janeiro, onde
procuramos o NIC.br para dar o pontapé mais importante da troca de
tráfego no Rio
viabilizando a interconexão até o PIX Central (LNCC). Foi neste momento
que entraram no PTT Rio operadoras como CTBC, GVT, Net, entre
outras grandes empresas. Novos PIX surgiram no Rio de Janeiro em um
esforço maravilhoso do NIC mas ainda temos regiões com
deficiência e quando se fala em troca de tráfego é difícil prever
exatamente como as coisas vão ocorrer, por isso, nossa iniciativa de
transportar participantes de longas distânicas cobrando cross conexão.
Precisamos provar que existe demanda para justificar um
pedido fundamentado ao NIC.br, além disso o investimento em criar um PIX
não é só do NIC, tem investimento também do proponente.
Do nosso lado precisamos ter um mínimo de demanda para justificar
entregar um par de fibras ao NIC.br. Caso contrário corremos
o risco de desperdiçar recursos do Nic.br e nosso. Avalie com calma pois
creio que nossa iniciativa faz muito sentido, devemos investir
cada centavo com muita responsabilidade.

Lendo novamente meu email anterior, realmente parece que nossas ações e
percepções estão alinhadas com o NIC.
*** Desculpe pelo mal entendido ***. Assim como todas as apostas que
fizemos em relação a troca de tráfego como o PTT Moebius em 2007
  (que na época implicou em um investimento altíssimo para interligar o
PTT Moebius ao PTT-SP e ter relevância de tráfego), as parcerias com o
NIC para migrarmos participantes do PTT Moebius para o PTT Metro Rio, e
pelo fornecimento de fibras escuras entre outras, acreditamos
em mais essas iniciativas (Pix DownTown e Pix Teleporto).

  É o feeling de quem conhece as empresas e as redes no Rio de Janeiro.

Para descontrair, acho que assisti muito o filme Campo dos Sonhos,
lembra da passagem, "If you buid it, he will come"?

Um Abraço