[GTER] Divisao blocos ipv6

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Apr 15 12:49:16 -03 2014

Uma coisa é rede de enlace, outra é o endereço do peering.

Para rede de enlace, em v4 é comum usar /30. Eu gosto de usar /31. Mas
existem casos onde se usa máscaras menores, um exemplo é onde se usa
VRRP/HSRP para redundância de caixa.
Para o v6, o /127 é o equivalente ao /31. Já que em v6 "não existe"
broadcast, não existe necessidade de endereço de rede e de broadcast, então
não há necessidade de um /126(que seria um /30).
P.S.1: Muito embora eu creia que seja possível usar /126 para ambiente de
redundância de caixa.

Para o peering o requisito é que se garanta a conectividade L3 entre os IPs
de Peer.
O cenário mais básico é o que se usa os IPs da própria rede de enlace com
para o peering. Assim as conectividade é garantida por ser uma rede
diretamente conectada.
Mas pode-se usar multi-hop, então necessita-se de rotas estática ou de
outro protocolo de roteamento para garantir essa conectividade.

/*Android told-me that this text should be at bottom.*/