[GTER] Rede FTTX com pppoe ou dhcp

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Sep 4 17:21:52 -03 2013

2013/9/4 Bruno Vane <broonu at gmail.com>

> Rubens,
>
> Uma pergunta: Quem faz a autenticação PPPoE? O equipamento que você instala
> no cliente (radio, roteador, onu, etc) ou o próprio cliente (windows)?
> Estou perguntando porque aqui usamos HotSpot na rede GPON e queremos migrar
> a rede de rádios (atualmente em dhcp), só não definimos se usaremos HotSpot
> ou PPPoE.

Essa opção de PPPoE no computador do cliente é péssima. Ela dá uma sensação
de Internet discada, aumenta seus custos de suporte e não é compatível com
dispositivos como tablets e smartphones que começam a ser mais vendidos do
que computadores pessoais.

Ao contrário do meu xará eu já comentei várias vezes porque não sugiro usar
PPPoE, mas noto alguns usos bem razoáveis de PPPoE configurados como ele
sugeriu, CPE x Agregador, sem que o cliente note que há PPPoE envolvido.

Rubens