[GTER] controle de banda perto do cliente vs no CPD/PoP (o que é PoP?)

Paulo Henrique paulo.rddck at bsd.com.br
Mon Oct 21 18:57:01 -02 2013

Em 21 de outubro de 2013 15:04, Raimundo Santos <raitech at gmail.com>escreveu:

> Olá car at s colegas! (Aliás, temos alguma moça entre nós?)
>
> Quero iniciar uma _pequena_ discussão sobre onde exatamente é um bom lugar
> para controlar a banda de cada cliente. Tal discussão deve melhor se
> aplicar a provedores como o que gerencio, os ditos WISPs, já que para boa
> parte dos outros métodos pode ser mais simples controlar a banda, dado que
> o meio físico acaba por separar os clientes por si só (ex: xDSL).
>
> Mas antes, uma dúvida: o que devo considerar como sendo meu PoP? Posso
> considerar cada célula/AP como um PoP ou somente aquilo que
> [...]
Raimundo,

Há diversas considerações.

Quanto ao que é PoP ( Ponto de Presença ).
Qualquer coglomerado de  infraestrutura responsavel por distribuição de
serviços.
Coloco que PoP são torres ou Caixas fora do CPD/Datacenter responsavel
principalmente por distribuição de conectividade.

Quanto a arquitetura de Rede.
Backbone/espinha preferencialmente em Anel utilizando L3.
Last-mile completamente fora dos equipamentos que integram o backbone.

Quanto a Controle de Banda.
PPPoE: Direto no controlador.
IP: Direto no roteador que presta o serviço para o Cliente.

Att.

--
:=)><(=:
Rip NoRm4nD.