[GTER] Airfiber da Ubiquiti

Jorge Thiele jorge at mcmtelecom.com.br
Wed Mar 13 18:02:11 -03 2013

Olá Marcial,

Eu estou usando aqui em um link de 4Km e posso te dizer o seguinte:

- Latência excelente, tanto em FDD quanto TDD
- Throughput disponível 500Mbps FDX operando em  16QAM. Com 64QAM você
pode conseguir bem mais que isso porém no meu caso o link ficava
instável devido
a sensibilidade e a distância

De negativo já posso adiantar que o nivel de sinal cai drasticamente em
periodos de chuva mais forte (como é de se esperar para 24Ghz), por
isso recomendo manter um link de backup para esses casos.  Também há um
problema com relação a temperatura,
todas as vezes que a temperatura do equipamento ultrapassa 45C o
throughput disponível cai para algo em torno
de 300Mbps.

Sobre a parte do software dele, uma limitação grande que havia é que a
MTU era fixa em 1500, porém isso foi resolvido
na versão 1.1.1.