[GTER] IPv6 na Embratel

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Thu Jul 25 15:29:33 -03 2013

On Thu, 25 Jul 2013, Leonardo wrote:

> olha Vinícius eu também não consigo visualizar essas implementações na
> prática ainda...
> em nossos clientes corporativos com ip dedicado tudo bem, seria possível
> configurar uma /64 estática entre nossos roteadores e fazer delegação de
> prefixo (/48 ou /64) para o roteador dele, ok.

entre roteadores, se não for necessário ter acesso a eles pela internet,
pode-se usar os endereços locais, aqueles que começam com fe80.

se for necessário que tais interfaces tenham endereço IP alcançável de
fora, como nesse caso normalmente os endereços são configurados
estaticamente, não vejo motivo para o /64, pode apertar mais e usar /126
nas interfaces ponto-a-ponto sem dó.

> mas e quanto aos residenciais? não dá pra configurar cada cpe com endereço
> estático na wan pra então delegar outra subnet... ou se a cpe for um switch
> ou router configurado em bridge, como garantir que todas as maquinas da mesma
> residência recebariam IPs do mesmo bloco /64?... ou então a cpe teria que
> receber um bloco /64, se configurar com um IP desse bloco e fazer relay do
> restante, ainda assim não vi exemplos de como fazer isso...

digamos que a CPE autoconfigure a interface com a operadora, e receba por
ela um endereço /48, p.ex. por DHCPv6. é brincadeira de criança derivar um
/64 daí. ela pode por esse /64 na interface interna e se anunciar para a
rede interna como roteador. a macacada interna se autoconfigura por SAA.
não haverá confusão entre endereços internos e externos porque na tabela
de rotas o prefixo mais específico tem precedência. o endereço próprio do
roteador (CPE) pode ir para uma interface tipo loopback com /128 e fica
'pingável' tanto de fora quanto de dentro.