[GTER] Expansão de rede interna

Sérgio Neves sergio-neves at r7.com
Fri Jul 5 16:15:48 -03 2013

Olá Davi,

   Já passei por esse problema aqui antes, a diferença é que na época eu não
era o responsável pela rede e não adotaram a melhor solução (no meu ponto
de vista), então vou resumir o que eu devo fazer em breve. Talvez isso
responda suas perguntas

   A primeira solução adota pelo antigo responsável foi fazer o que o Tiago
mencionou. Funcionou, porém o tempo se encarregou de dizer que a solução
erai temporária.
   A solução do Maicon é muito boa, porém, como ele mesmo fala, vai dar para
funcionar por um bom tempo. Aqui na empresa aconteceu isso. Se você acha
que 3 a 5 anos é um bom tempo, aqui foi esse o tempo que levou para
extrapolar nossas necessidades, vá nessa opção.

   Agora se você quer uma solução definitiva, a melhor solução é a opção 2
do João. Dá trabalho, com certeza, mas provavelmente você nunca terá mais
problemas de endereçamento na rede, desde que faça um bom planejamento.

   No momento, como preciso ajustar toda a rede devido às outras duas opções
adotadas anteriormente pelos responsável que não deram o resultado esperado
(e isso já era esperado), agora vou ter que ficar com a opção 2 do João.
Trocar todo o meu endereçamento para classe B. Você não faz idéia da
bagunça que tenho de endereçamento na rede pelas duas soluções adotadas
anteriormente. Confesso que para ter essa visão de organização da rede um
bom curso, como os da Cisco, ajudam muito a organizar a rede da melhor
maneira possível, inclusive prevendo o crescimento, que é mais do que
natural nessa nossa área.

   Sérgio