[GTER] Desvio de trafego de transito pelo PTT

Henrique de Moraes Holschuh hmh at hmh.eng.br
Wed Feb 27 14:11:37 -03 2013


On Wed, Feb 27, 2013, at 9:19, Christian Lyra wrote:
> trafego, o que simplificaria o trabalho do NOC do PTT. Isso fere um pouco a
> idéia principal do PTT que é de todo mundo trocar trafego com todo mundo,

É possível incluir nas regras do ATM as condições onde seria permitida a requisição de filtragem/"depeering", por exemplo, permitir apenas o depeering:

a) sem limite de tempo, entre provedor de trânsito e cliente de trânsito;  Retirada incondicionalmente se qualquer uma das partes requisitar a remoção e comprovar que não existe mais a condição de provedor/cliente de trânsito.   Esse, aliás, é a única filtragem que deveria existir em um PTT saudável IMHO.

b) temporário em caso de problemas operacionais entre dois ASes (por exemplo: problemas recorrentes no roteador de borda do AS A que causam indisponibilidade de serviços do AS B), devidamente caracterizada a condição para retirada da filtragem que pode ser pedida por qualquer uma das partes, por exemplo: troca do equipamento problemático.

c) sem limite de tempo, em caso de problemas irreparáveis entre dois AS -- quando a escolha é entre permitir essa filtragem, ou perder um participante do ATM.

(a) é algo que deve quase sempre ser feito, (b) é inevitável em terras tupiniquins, e (c) é o caso geral que devemos tentar minimizar.  A vantagem de ter regras para (a) e (b) é permitir que qualquer uma das partes, sob determinadas condições, possa retirar o filtro, mesmo que não tenha sido a parte que pediu a colocação do filtro...

É bem capaz do NOC do PTT já esteja operando com regras parecidas com essas, só porque não estão escritas em lugar nenhum não significa que não existam...

Lembrando que, como foi exposto por Christian, a interação entre filtragens unilaterais feitas pelos participantes de PTTs com outras filtragens em redes de terceiros (contrastando com a filtragem feita pelo route-server do ATM) podem causar indisponibilidades locais (em geral, se você opera sem rota default ou utiliza filtros uRPF, precisa ter muito cuidado com filtragens).  É importante realizar o depeering da forma correta (no route-server).

-- 
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond
  where the shadows lie." -- The Silicon Valley Tarot
  Henrique Holschuh



More information about the gter mailing list