[GTER] RES: Transponders ópticos DWDM para longas distâncias

Henrique de Moraes Holschuh hmh at hmh.eng.br
Mon Dec 2 09:51:53 -02 2013

On Thu, Nov 28, 2013, at 16:01, Rodrigo Augusto wrote:
> Ronaldo, entao sendo assim poderia ter um enlace de ate quantos km com
> bidi multiplexado usando um raman ou edfa ?!

BiDi para 10GbE usando FDD e GBIC/SFP+/XFP só vi para no máximo 70km.
Mais que isso, só regenerando ou amplificando o sinal.

BiDi para 10GbE via circulador óptico (os sinais das duas direções estão
na mesma frequência), que eu saiba, também é inviável em longa
distância. Circuladores ópticos tem NEXT (crosstalk) e perda de inserção
elevados demais para trabalhar com a potência de transmissão e SNR
necessários em enlaces muito longos. Ou seja, vai precisar regenerar e
amplificar.

Quanto ao DWDM padronizado (ITU-T), que eu saiba simplesmente não tem
padrão para BiDi. Mas existem soluções não padronizadas que são BiDi,
não faço ideia da qualidade e limitações.

>  Ouvi algo em torno de 80km sem amplificar, mas amplifcando e subjetivo
>  ou podemos ter uma certeza que chegaria a mais de 120km?!

Amplificar sinal bidirecional nem sempre é trivial, vai precisar testar
se não encontrar um equipamento que garanta amplificação de BiDi...

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond