[GTER] PPPoE para redes de acesso via rádio

Otavio Augusto otavioti at gmail.com
Wed Aug 14 16:22:15 -03 2013

@adriano
Quanto aos IPs vc pode ter uma rede roteada com classes quebradas, se
estiver esgotando os ips vc pode pedir mais pro Nic.BR, O fato de usar
ips em roteamento justifica o pedido junto ao Nic.BR
Quanto ao uso de caixas pode ser mas eu usaria a caixa em redes onde o
usuário é cabeado e no NÓ principal  (provavelmente o datacenter).
Outra coisa que deve ser levado em consideração é a topologia da rede.
No meu caso específico a saida do link é lado oposto do meu
datacenter. Colocar o concentrador no ponto de saída do link é ruim
pois é um lugar ermo coloco o mínimo de equipamento lá e trazer o
tráfego de todo mundo para o datacenter fica muito caro.
Quanto a gerenciar os servidores o radius que reponde todas as
configurações para cada concentrador, então as configs dos
concentradores, no meu caso MK, é mínima e não armazenam nada do
usuário.
Mas como existem várias maneiras de se fazer a mesma coisa , e isto é
bom, cada um faz da maneira que achar melhor e mais seguro
para a qualidade do serviço de acordo com suas condições e
necessidades é legal ver o seu ponto de vista pois abre mais opções
para todos na hora de projetar uma rede nova :)

@Raimundo
O PPPOE em si não traz segurança para usa rede com relação a acesso
indevidos e garantia de privacidade do cliente.
Em redes sem fio todos sabemos de WiFi é bem fácil de penetrar podendo
um cliente seu ter seu trafego capturado por terceiros ou faciltando a
entrada de usuários piratas.
Usar chaves de criptografia WPA2 faz aumenta em muito a segurança da
rede. E checar as chaves dos usuário por radius é uma ótima opção pois
vc não teria uma única chave que poderia cair nas mão de alguém mal
intencionado.
Algumas pessoas acham que por PPPOE resolve os problemas de segurança,
mas estão enganados pois mesmo criptografado ele traz segurança baixa.
PPPOE é ótimo para gerenciamento de usuários mas fraco em segurança.
Independente de sua estratégia ser centralizada ou não com PPPOE ou
não, pense em implantar uma solução de segurança robusta ao meio
físico, no nosso caso o ar.

Sobre WPA com radius vc pode começar por aqui :
http://www.smallnetbuilder.com/content/view/30210/98/