[GTER] Condomínio Horizontal Dicas

Igor Luiz Oliveira de Souza igorluiz at solic.com.br
Wed Apr 17 10:46:31 -03 2013

Eduardo,

Neste caso, ciente desses riscos, e ainda assim seguindo em xDSL, minha
dica pra você, uma vez que vai usar a rede do condomínio, é se proteger bem
do ponto de vista de documentos/acordos.
Registre todas essas decisões, veja a legalidade delas, e se documente.
Não vai ser difícil lá na frente, um morador que por ventura não é cliente
de vocês (usa modem 3G, por exemplo), dizer que vocês estão usando uma
estrutura do condomínio, se beneficiando, tendo lucro, e o condomínio não
está ganhando com isso. E é ai meu amigo, que a conta e o desgaste começa a
ficar complicado. E depois que você está com toda estrutura rodando sobre
essa rede, você é refém dela... E tenha certeza, vão usar isso contra você.
Veja, não tenho aqui qualquer intenção de estar fazendo terrorismo,
assustando, inclusive sou contra discursos negativistas.
Mas o que estou compartilhando é uma experiência que estamos passando neste
momento, por situação muito similar à sua.

A regra aqui agora é clara: Não usamos mais nada de infraestrutura de
condomínio: rede metálica, D.G., espaço qualquer que seja, não alocamos
equipamento algum dentro da área de condomínio, a não ser nos postes - e
só! O prejuízo que estamos tendo agora por usar uma rede metálica
pré-existente de um condomínio, daria pra ter criado rede própria, colocado
poste externo, rack outdoor, etc. Ou seja, a pancada aqui está sendo
triplicada: 1) investimento inicial no início do projeto em xDSL, 2)
Pagamento de valor "retroativo" exigido pelo condomínio, 3) construção de
rede própria, poste externo, rack outdoor.

Te falei sobre estar documentado... mas ainda assim, eu não entraria num
risco desse novamente, nem que o documento fosse assinado pelo governo
federal. Ainda que você tenha toda documentação lhe protegendo, você é
refém de uma rede, que não é sua... e pra fazer valer os documentos, você
vai ter desgaste, perda de foco e risco de perda de carteira.

Peço desculpas pelo tom pessimista da minha mensagem, a intenção não é de
desanimá-lo quanto ao atendimento aos clientes não! Apenas meus 2 centavos
de contribuição em alertá-lo sobre os riscos aprendidos com experiência
própria e atual!

De toda forma, te desejo sucesso na empreitada!

--
Igor Luiz

--
Igor Luiz Oliveira de Souza