[GTER] Frequências LTE no Brasil

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Sep 5 16:05:25 -03 2012

2012/9/5 Hamilton Vera <hamilton at theforce.com.br>:
> Mestres, bom dia.
>
> Estou atrás de informações oficiais sobre as bandas que serão utilizadas
> para as redes LTE aqui no Brasil.

O país não adota uma associação fixa entre frequências e tecnologias,
o que eu acho correto. Assim, toda faixa que permita operação
ponto-multiponto pode ser usada para LTE; as faixas pareadas podem ser
usadas para FD-LTE, e as faixas não pareadas para TD-LTE.

http://www.teleco.com.br/freq_no_brasil.asp contém este trecho que
lista as potenciais faixas de LTE:

Aplicações ponto-multiponto (MHz)
1427-1452 e 1492-1517
3400-3600
10150-10300 e 10500-10650
25350-28350, 29100-19250, 31000-31300 e 37000-39500

MMDS: 2170-2182 e 2500-2686 MHz

Na prática, espera-se FD-LTE apenas em 700 MHz (ainda não listado
acima por ser hoje faixa de difusão de TV) e em 2.5 GHz (leilões
recém-realizados), e TD-LTE em 2.5 GHz e 3.5 GHz.

Rubens