[GTER] Disposição, Distância, e alinhamento 3 antenas Wireless N

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Tue Oct 23 11:37:53 -02 2012

On 22-10-2012 19:34, Douglas Fischer wrote:
>  Agradeço a atenção dos colegas que me respoderam em PVT, e dizer que
>  entendo o fato do tema ser demasiado off-topic.

Na verdade, não é off-topic...

Muita gente utilizava rádios 802.11a/b/g/n para fazer enlace, e quebravam a
cara (o MAC 802.11 não é adequado a este tipo de uso, e acaba interferindo
no bom funcionamento da rede se cuidados especiais não forem tomados).
Melhorou depois de apresentações à respeito nas reuniões presenciais da
GTER.

Se é on-topic na reunião presencial, é on-topic na lista.

A resposta para a sua pergunta depende do rádio utilizado, e dos recursos
que você vai habilitar no mesmo.  Por exemplo qualquer rádio com
beam-forming precisa de um arranjo de antenas extremamente específico.

Concordo que alguns site-surveys serão provavelmente a forma mais simples
de conseguir um resultado empírico satisfatório... e o mais óbvio (copie o
arranjo de antenas da caixa do rádio) provavelmente é um bom ponto de
partida.

Na solução definitiva, lembre-se que cabos e conectores não selados causam
problemas graves de condensação de umidade no interior do cabo devido à
mudança drástica de temperatura ambiente.  Não subestime este problema, e
sele todos os cabos nas duas pontas como se os mesmos fossem verdadeiras
mangueiras em potencial.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.