[GTER] Disposição, Distância, e alinhamento 3 antenas Wireless N

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Oct 19 14:44:45 -03 2012

Senhores,
estou com uma dúvida <Mitt_Romney>kind-of-a_off-topic</Mitt_Romney>.

Temos um projeto de cobertura wireless em um ambiente refrigerado(~ -5º)
com umidade condensante.
   Nesse cenário, AP ficará sobre o teto, pigtails passando para baixo, e 3
antenas Omni fixadas ao teto do ambiente.
   Os APs são Wireless N (mimo 2X3) em 2.4Ghz.

As minhas dúvidas são:
   Disposição
      As antenas devem ficar em linha reta ou triangular?
   Distância
      Imagino que exista alguma fórmula com base em comprimento de onda,
ganho das antenas, etc.
      Até o momento estou chutando 40Cm...
   Alihamento
      Imagino que eu deva manter as antenas no eixo vertical... Não faria
muito sentido ser diferente.

Alguém com alguma sugestão?

--
Douglas Fernando Fischer