[GTER] PTTs - Grandes provedores de conteúdo - Investimentos - CDN

Rafael Cresci cresci at gmail.com
Tue Nov 27 11:50:57 -02 2012

On Nov 27, 2012, at 8:49 AM, Douglas Fischer <fischerdouglas at gmail.com> wrote:

> - O uso do transporte do próprio Google para chegar no
>   cluster do Google na Argentina EZE.

Coisa que ele não era sequer obrigado, o fez por cortesia e bancando do próprio bolso.

> Levanto aqui a questão, quantos % do trafego do PTT-SPO
> é realmente de ASNs de SPO?

Considerando que players internacionais vêm primeiro investir em SPO por acharem que é o centro do mundo e capital do Brasil, a porcentagem é maior do que imagina.

> Digo isso porque sei de provedores do Oiapoque ao Chui
> comprando transporte até o PTT-SPO. Chegando lá com
> através de mil-e-um tunelamentos resultando em latência
> na casa até dos 80 ms.

Porque lá estão redes interessantes. E o custo de chegar ao PTT ainda é menor que o de trânsito, na maioria das vezes.
Por suas vezes, as redes interessantes não estão em outros PTTs porque não há tráfego suficiente para que elas estejam lá, ou não justifica o investimento e pagar o transporte para até estes outros PTTs.
É um efeito Tostines. Mas o fato por baixo disso é que alguém tem que pagar o transporte, que não sai de graça.

> 1-Forçar/Incentivar esses grandes provedores de conteúdo
>  a manter um cache em cada uma das 5 regiões do país?

Como? Na canetada? Mais uma lei idiota para espantar investimentos e vinda de provedores de conteúdo ao Brasil, e mais uma vantagem monopolística a ser dada para as teles que vendem transporte/trânsito e têm alcance internacional?
Qual a eficácia de manter cache local?

> 2-Governos e órgãos competentes viabilizar transporte
>  EXCLUSIVO aos grandes provedores de conteúdo até todos
>  os demais PTTs do Brasil?

Interligando os PTTs você está é criando uma rede de transporte layer2 inteira (ou se preferir, um provedor de trânsito tier2), criando um backbone. E criando um backbone gratuito com monopólio governamental. E entrando na competência das empresas de telecomunicação.

Porque tem que meter o governo em tudo? Não consigo entender isso, vindo de empresas. Let the business flow and the market regulate itself, quando menos o governo se intrometer melhor. o ideal é que ele não se intrometesse nunca. Já se intromete demais dando monopólio para companhias telefônicas.

> Surge a dúvida:
> No caso do Google, é óbvio. Mas o que qualifica um ASN
> como "grande provedor de conteúdo"?

Fazer parte da máfia? Panelinha? Quem dá mais mensalão? Quem tem mais lobby? Quem tem mais servidores? Quem gasta mais energia? Quem usa mais banda?

[]s
Rafael Cresci