[GTER] É viável fazermos colaborativamente um DB de cobertura de ISPs por CEP?

Kurt Kraut listas at kurtkraut.net
Wed May 9 17:02:04 -03 2012

Gostaria de incrementar algumas perguntas eventualmente feitas nessa lista
sobre provedores que atendem região X ou Y.

Há muitos ISPs presentes aqui. Vocês ficariam muito incomodados em
disponibilizar a cobertura de vocês por CEP a uma entidade neutra (como o
NIC.br, Abranet ou Associação de consumidores) para que seja feito uma
página onde usuários digitam o CEP e obtém uma lista dos ISPs banda larga
com cobertura na região? Penso em algo protegido por captcha e anti-bot
como o
http://consultanumero.abr.net.br:8080/consultanumero/consulta/consultaSituacaoAtual!carregar.action

Tirando os grandes fornecedores como NET e as operadoras STFC que também
oferecem ADSL e amplamente fazem propaganda, os pequenos e médios
provedores muitas vezes passam desapercebidos por domicílios e empresas que
estão em sua região de cobertura. Eu pessoalmente vejo como uma boa
oportunidade de ampliar vendas e não como um acirramento da disputa do
mercado ou endossar a guerra de preços. Minha necessidade mais pessoal
desse tipo de informação são eventos (conferências, palestras,
treinamentos) em locais remotos em que preciso fornecer internet wireless
no local mas tenho que usar bola de cristal para descobrir fornecedores de
banda larga no local.

Gostaria de saber dos assinantes desta lista:

1) Já houve alguma iniciativa parecida? Se sim, por que deu errado?
2) Aos ISPs aqui representados por donos ou funcionários: vocês cederiam
esses dados a entidade neutra escolhida e fariam a manutenção/atualização
destes dados?
3) A todos aqui: que entidade neutra vocês confiariam entregar esses dados
de forma que só ela e ninguém mais soubesse a lista de CEPs completa de sua
cobertura?

Desde já agradeço pela colaboração de todos,

Kurt Kraut