[GTER] BGP

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Mar 30 20:09:36 -03 2012

2012/3/30 Rafael Cresci <cresci at gmail.com>:
> Rubens,
>
> 1) Seus emails para a GTER e caiu estão caindo sempre na caixa de Spam do meu Gmail, curioso, outros usuários do Gmail que mandam para a lista não caem no Spam.

Ok, entendi o recado para escrever menos... ;-)

> Nisso, eu acho que ajudaria que o pedido de alocação mínima direto ao NIC.BR fosse possível de ser de prefixos mais longos do que /22. Talvez essa regulamentação tenha sido feita inicialmente pensando em provedores de acesso (onde um /22 é até brincadeira de criança); mas para provedores de conteúdo/hosting, nem sempre fica fácil justificar um /22 logo de cara, mas talvez um /24 ou um /23 fosse factível, e já daria para anunciar sem problemas.

Hoje já é possível solicitar um /24, basta declarar-se como usuário
final *e* ter múltiplos upstreams. Um provedor de conteúdo/hosting tem
essa ambivalência de poder ser visto como ISP ou não dependendo da
definição, e o que se segue (ao que eu saiba) é a informação declarada
pelo requisitante.

O que eu noto porém é muito provedor de conteúdo/hosting com upstream
único, do próprio datacenter. Esse não consegue justificar e de fato
não precisa.

Rubens