[GTER] RES: Link de Rádio com pouca visada

Rubens Marins Schner rubens at brisanet.com.br
Mon Jul 23 15:16:56 -03 2012

Uma solucao mais simples pode ser você usar rádios com dupla polarizacão, (
Morotola PTP 600, ou algo em um Mikrotik), mas usando duas antenas
diferentes (diversidade espacial) , você pode separar as antenas , por ex,
5 ou 10 Metros uma da outra vertical ou horizontalmente,  dependendo de
como são os dois sites. Assim você consegue passar por quase todos os
ambientes com pouca visada, e muitos sem visada nenhuma. Agora voce tem que
configurar o rádio para operar em 1X2, manda o mesmo sinal duas vezes, um
em cada antena,o que chegar no destino esta valendo. Dependendo do rádio
vai conseguir uns 50Mbits/s Half Duplex.

Rubens Marins
Administrador de Sistemas
rubens.marins at gmail dot com