[GTER] Balanceamento do BGP para ASN pequeno

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Mon Jul 23 11:00:32 -03 2012

On 21-07-2012 22:58, Klaus Schneider wrote:
> Acho isso uma prática absurda, ainda mais que os RIRs não ditribuem
> CDIRs tamanho /24, até seria aceitável se os prefixos distribuídos
> fossem /24.

Distribuem /24 sim.  E não é tanta novidade quanto parece, espaços
reservados para micro-alocação (para infra crítica, estilo DNS anycast)
já existem faz tempo.  Só que ninguém anuncia mais específicos dentro
desses /24.

Agora, alocação para usuário normal de uma /24 realmente é relativamente
recente.  E a proibição de anunciar mais específicos dessas
micro-alocações foi mantida, pelo menos no LACNIC (não olhei nas outras
RIRs).

Ou seja, o filtro continua sendo: aceitar somente /8 até /24, e aceitar
/32 com a community de RTBH quando isso estiver implementado (ou
descartar se não implementar/aceitar RTBH), descartando o resto.

> Agora, quando aceitar ok, mas duvido que esses prefixos se propaguem
> para fora do Brasil, ou mesmo aqui dentro, a maioria aceita prefixos
> somente até

Normalmente, prefixos com tamanho entre /20 e /24 podem acabar sendo
sumarizados em agrupamentos maiores, mas isso não interfere no
funcionamento do prefixo.  Realmente, até onde sei /25 dificilmente
propaga para o trânsito internacional, costuma ser filtrado... se não
houver cobertura por um outro prefixo menos específico, vai ter a
conectividade prejudicada.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.