[GTER] Utilizar IP no méximo

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Thu Jul 19 15:43:25 -03 2012

On 19-07-2012 14:48, Ricardo Patara wrote:
> Eduardo, Os recursos IPs são globais, ou seja, podem ser utilizados
> em qualquer lugar. No entanto, uma organização solicitando recursos
> Internet a um registro (regional ou nacional), se submete as
> regras/políticas do mesmo.
>
> Por exemplo, no caso do Registro.br a organização terá que demonstrar
> que está legalmente estabelecida no Brasil e que tem
> serviços/clientes no Brasil e assim justificar a alocação.
>
> Se a organização, como no exemplo do Sr. Filipe, deseja utilizar os
> Recursos no México, para atender clientes lá, é porque estaria
> [...]

Não só isso.  Dada a extrema desigualdade na distribuição dos recursos
de numeração escassos (ASN de 16 bits e IPv4[1]), é perfeitamente
compreensível que a RIR (LACNIC) restrinja o uso deste recurso
_unicamente_ em uma outra RIR (uso simultâneo, como acontece no caso de
anycast global, não vai ser considerado problema, mas acho que isso
ainda_ não está explicitamente mencionado nas políticas do LACNIC).

O NIR (registro.br, nic.mx) normalmente aplica a mesma política que a
RIR (LACNIC).  Ou seja, o registro .br não vai permitir que um recurso
brasileiro seja "movido" para fora do Brasil.

Quanto a usar o mesmo ASN no Brasil e no México,  Acho que nem o
registro.br vai apreciar, e nem o NIC.mx vai aceitar.  Se o ASN caducar
ou algum outro problema acontecer, quem vai saber disso é o registro.br
e não o NIC.mx, e poderia ficar recurso "pendurado" no NIC.mx em um ASN
que foi "recuperado", etc.  Precisaria um acordo entre as NIRs dentro da
mesma RIR, e a existência de procedimentos operacionais conjuntos entre
elas para evitar problemas do tipo, e não sei se isso existe.

De qualquer forma, a política de roteamento no México vai ser diferente
da política no Brasil, e o certo mesmo, do ponto de vista purista, é ter
dois ASN diferentes.

[1] http://resources.potaroo.net/iso3166/v4cc.html

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.